Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

quinta-feira, abril 01, 2010

02/04/2010 - Páscoa tradicional

EDIÇÃO DE 02/04/2010 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, POR LUCIANE DAUX

(foto divulgação)
Para quem quer manter a tradição de fazer frutos do mar na Páscoa, especialmente na Sexta-feira Santa, nosso cardápio de hoje traz uma bacalhoada e um linguado ao molho de maracujá que farão sucesso à sua mesa, que pode ficar ainda mais bonita com um vasinho de jujubas e astromérias. Feliz Páscoa!













“Vocês querem bacalhau?” (foto divulgação)
Gritando assim ele atirava o peixe seco para a plateia. Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um dos maiores e mais irreverentes comunicadores que a televisão brasileira já teve, foi autor de algumas frases que ficarão para sempre na nossa memória. "Quem não se comunica, se trumbica!" e "Eu vim para confundir e não para explicar” são algumas delas. "Terezinhaaaaaa...!"
Chocólatras do mundo inteiro, babai!
Os supermercados Imperatriz vão bater record de novo, a exemplo de 2007 e 2009. O ovo de 4 metros de altura que, por 12 dias, foi literalmente construído pelo consultor gastronômico e chocolateiro da Nestlé, Luiz Fernando Cechinel, pesou 6,4 toneladas. Isso mesmo, 6.400kg de puro chocolate, um sonho no vão central do Shopping BeiraMar. O record atual, segundo o Guinness Book, é de um ovo de 4,77 toneladas, na Austrália. Sorte das entidades assistenciais e de milhares de pessoas carentes que, a partir de amanhã, serão beneficiadas na partilha do ovo.

Sabores da península ibérica
Inaugura na próxima semana, em Santo Antônio de Lisboa, o restaurante Villa do Porto. O desafio do Chef Charles Schuindt é aliar a gastronomia açoriana, com forte base nos frutos do mar, e a culinária espanhola. Se no almoço pode-se provar a Bacalhoada, Caldeirada ou o Salmão Imperador (prato preferido de Dom Pedro II), de noite a especialidade são as Tapas Espanholas. Informações em www.villadoporto.com.br

Para decorar e comer (foto Luciane Daux)
Encha pequenos vasos de vidro transparente com jujubas. Escolha uma flor de uma cor que combine com as balas e está pronta a decoração da sua mesa de Páscoa: vasinho de jujubas com astromérias!







Crianças vão "colocar a mão na massa" na Páscoa do Ataliba
Neste domingo de Páscoa, 4 de abril a Churrascaria Ataliba de Florianópolis preparou uma programação especial para as crianças que vierem acompanhada dos pais durante o almoço: todos vão colocar literalmente a mão na massa e vão aprender a fazer a sobremesa Badalotti, que é um doce feito com chocolate e recheado com três mousses de diferentes sabores e decorado com coelhinhos de Páscoa. A receita é toda artesanal, e é necessário derreter o chocolate em banho-maria e encher balões e, um a um, mergulhar na calda formada com o chocolate. Uma verdadeira delícia que as crianças vão ter a oportunidade de aprender e saborear. A Churrascaria Ataliba de Florianópolis, funcionará em horário normal: no sábado das 11h às 16h e das 19h às 23h30 e no domingo das 11h às 16h30, e folgará apenas na Sexta-feira Santa, 02. No domingo de Páscoa a Casa irá servir aos clientes Paella, prato que alia a sofisticação e leveza dos diversos frutos do mar com saborosos legumes, e de sobremesa a Badalotti.

Para colecionar
Filé de linguado ao molho de maracujá (foto divulgação)
(do meu caderno de receitas)
500g de filé de linguado
suco de um limão
pimenta-do-reino branca moída
sal a gosto
50g de farinha de trigo
50g de manteiga
1 cálice de vinho branco seco

Molho de Maracujá:
1/2 lata de creme de leite com soro
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
1 polpa de maracujá
2 pitadas de sal
1/2 copo açúcar
1/2copo de leite
Salsinha a gosto

1. Tempere o filé de peixe com sal, limão e pimenta do reino. Passe na farinha, tire todo o excesso e frite na manteiga. Reserve.
2. Derrame o vinho branco na frigideira que fritou os filés de peixe e comece assim o molho.
3. Junte todos os ingredientes do molho na frigideira, e mexa bem até obter um creme. Sirva sobre os filés de peixe, e salpique com a salsinha picada.
4. Rendimento: 2 porções.

Bacalhoada do Rei (foto Fabricia Pinho)
(Chef Charles Schuindt/Restaurante Villa do Porto)
1,5 kg de bacalhau salgado
800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 cebolas grandes fatiadas
2 dentes de alho picadinhos
2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados
100 g de azeitonas pretas sem caroço
1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
3 ovos cozidos
azeite para regar sal a gosto

1. Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3 vezes Desfie e reserve.
2. Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve.
3. Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde.
4. Tempere com uma colher (chá) de sal e uma colher (café) de Ajinomoto, e regue com o azeite. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem.
6. Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente".
7. Para acompanhar, uma salada verde e fatias de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu