Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

domingo, outubro 25, 2009

23/10/2009 - Tudo acaba em pizza!

EDIÇÃO DE 23/10/2009 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, POR LUCIANE DAUX

(ilustração Divulgação)
Dizem que ela nasceu há mais de 6 mil anos, quando o homem misturou água a um cereal moído, como o trigo, arroz ou grão-de-bico, e assou sobre alguma pedra quente. Se os inventores foram os egípcios, gregos, fenícios, babilônios ou hebreus, não sei. O que realmente importa é que a massa, chamada na antiguidade de piscea, chegou à Itália na Idade Média, levada pelas Cruzadas, e foi se transformando aos poucos no prato que apreciamos hoje. Lá, em 11 de junho de 1889, Esposito, um famoso pizzaiolo, teve a honra de cozinhar para o Rei Umberto I e a Rainha Margherita de Savoia. Para homenagear a família real, inventou uma pizza com as cores da bandeira da Itália recém unificada por Garibaldi: vermelho/tomates, branco/mussarela e verde/manjericão. A Rainha amou, e assim nasceu a Pizza Margherita, a mais tradicional das pizzas.

Fatia solidária (foto divulgação Fernanda Garcez)
Acontecerá na Pizza na Pedra da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, mais numa edição da Fatia Solidária Beneficente. Será na próxima 2ª feira, dia 26/10, a partir das 19 horas. Oito comunicadores foram convidados para criarem coberturas exclusivas de pizzas, que levarão seus nomes e serão servidas em rodízio nesta noite, a R$ 25/pessoa. Ricardinho Machado e eu estaremos lá, defendendo nossas criações e representando o nosso JND (na foto, minha pizza especial para aquela noite). Toda a renda dos rodízios da noite será revertida para a compra de fraldas geriátricas, leite e café, produtos solicitados como urgentes pela SERTE, que mantém um asilo e um orfanato, ambos na Cachoeira do Bom Jesus, norte da ilha de Florianópolis. Está aí uma forma criativa e gostosa de fazer o bem. Parabéns pela iniciativa.

Massa tradicional de pizza
(do meu caderno de receitas)
Encontramos boas marcas de disco de pizza no mercado. Porém, nada mais gostoso do que a massa tradicional, fresca e aberta na hora de ir ao forno. Aqui uma receita veramente italiana:

500g de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
30g de fermento biológico fresco
250ml de água morna

Numa vasilha, junte o sal, açúcar, o fermento esfarelado e um pouquinho de água. Com a ponta dos dedos, dissolva o fermento na água. Faça uma “esponjinha” com um pouco de farinha e deixe o fermento crescer por 15 minutos (se não crescer, o fermento estará vencido – jogue fora e comece tudo de novo com um novo fermento). Coloque a farinha sobre a bancada da cozinha e abra um buraco no meio. Junte a “esponjinha” e vá misturando a farinha e sovando, até obter uma massa lisa. Cubra com um pano e deixe a massa descansar por uma hora. Divida ao meio e abra no formato desejado. Aplique a cobertura escolhida e leve ao forno alto, bem aquecido. Rende dois discos de pizza média.

Para comprar (foto divulgação Doural)
Tesoura para pizza. Que facilidade! Como é que ninguém tinha pensado nisso antes, gente? Na Itália, em alguns lugares, eles cortam pizza assim. Agora, no Brasil, você encontra essa tesoura especial, que também vira uma espátula. R$ 69,70 mais frete na http://www.doural.com.br/

Para colecionar
Pizza spicy

1 disco de massa de pizza
3 colheres (sopa) de nata fresca
200g de queijo mussarela ralado
200g de salaminho apimentado em fatias
2 colheres (sopa) de azeitona verde sem caroço
100g de cogumelos frescos terras altas

Aqueça o forno por 15 minutos. Coloque a massa numa assadeira e leve ao forno quente por 5 minutos, para deixar mais crocante. Retire a massa e mantenha o forno ligado no máximo.
Espalhe a nata na superfície da massa, e, por cima, a mussarella ralada.
Fatie o cogumelo e coloque-o com as fatias de salaminho e as azeitonas verdes sobre a mussarella.
Leve ao forno bem quente até o queijo derreter e sirva com um bom azeite de oliva.
Rende 6 porções.

Pizza mediterrânea
(foto divulgação)
1 disco de massa de pizza
4 colheres (sopa) de molho de tomate
200g queijo mussarela ralado
200g de tomates cereja
1 lata de atum em conserva em água
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço
Salsinha a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
½ xícara (chá de folhas de manjericão fresco

Aqueça o forno por 15 minutos. Coloque a massa numa assadeira e leve ao forno quente por 5 minutos, para deixar mais crocante. Retire a massa e mantenha o forno ligado no máximo.
Espalhe o molho de tomate na superfície da massa, e, por cima, a mussarella ralada.
Misture os tomates ao atum em lascas, salsinha e azeitonas. Espalhe sobre a pizza.
Salpique o queijo parmesão ralado e o orégano e leve ao forno bem quente até o queijo derreter.
Tire do forno e coloque por cima as folhas de manjericão.
Rende 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu