Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 18, 2009

18/09/2009 - Tempo de renovação

EDIÇÃO DE 18/09/2009 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, POR LUCIANE DAUX

(foto Luiza Daux Buffon)
Conta a mitologia grega que Perséfone - filha da Mãe Terra, Demetér - foi raptada por Plutão, e levada para um mundo subterrâneo e escuro. Inconformada com a perda da filha, Demetér recolheu-se e a sua tristeza murchou as flores e secou os frutos das árvores, fazendo surgir o inverno. Zeus, então, fez um acordo com Plutão, permitindo que durante metade do ano Perséfone voltasse a viver com a mãe. Desde então, nesses dias, a alegria da Mãe Terra faz as flores desabrocharem, e há abundância nas colheitas: é primavera! Então receitas leves e um campo de girassóis para você!

"Já se passara o ano. Os primeiros calores da primavera tão antigos como um primeiro sopro. E que a fazia não poder deixar de sorrir. (...) Impossível que essa doçura de ar não traga outras!, diz o coração se quebrando. (...) Impossível que esse ar não traga o amor do mundo! Repete o coração que parte sua secura crestada num sorriso. E nem sequer reconhece que já o trouxe. Esse primeiro calor ainda fresco trazia: tudo. Apenas isso, e indiviso: tudo."
(Clarice Lispector em “A origem da primavera ou A morte necessária em pleno dia”, 1967)

Novo presidente da ABAGA faz jantar especial no La Table (foto divulgação La Table)
João Leme, formado pela École Le Cordon Bleu de Paris, e Chef do Bistrô La Table, de Balneário Camboriu, assumiu a presidência da ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia). Juntando o fato ao aniversário de 2 anos do charmoso bistrô e ao ano da França no Brasil, o Chef prepara nesta sexta, 18/09, um jantar especial com 5 receitas autorais, precedido por um Wine Talk de Manuel Brandão, que comandará uma degustação de vinhos franceses, perfeitamente harmonizados com aperitivos leves. Wine Talk + aperitivos + degustação de vinhos + menu completo com 5 pratos, R$ 140 por pessoa. Informações e reservas: (47) 3267-0033 ou 3366-0027.

Santa Catarina à mesa (foto divulgação Editora Expressão)
O jornalista e sommelier João Lombardo lançou em Florianópolis, no Palco Iguatemi, a segunda edição do livro Santa Catarina à Mesa. Dois mapas comentados com os roteiros do vinho e da cerveja mostram as vinícolas e os estilos das cervejas catarinenses. Abordando os tópicos vinho e cerveja, traz também 30 receitas com propostas de harmonizações. Uma obra ilustrada com belas fotografias e respaldada pela enorme cultura e competência de Lombardo, também professor de enogastronomia da Unisul, apresentador do programa Pão e Vinho (TVBV) e dono da Lombardo Pão Italiano. Sem dúvida todo apreciador de vinhos e/ou gourmet gostará levar Santa Catarina à Mesa para a sua biblioteca. O livro sai pela Editora Expressão e encontra-se à venda nas livrarias Saraiva.

Borboletas crocantes ... para enfeitar seus pratos de primavera. Corte a massa de pastel em retângulos de 5 X 10 cm. Umedeça o dedo indicador e passe no meio da massa, apertando-a em seguida, formando uma borboleta. Frite em óleo quente abundante e use em saladas (foto).

Para colecionar
Salada de Morangos e Espinafre
4 xícaras (chá) de folhas de espinafre cru
2 xícaras (chá) de morangos
1 xícara (chá) de nozes

Molho:
4 colheres (sopa) de vinagre
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) mel
Sal a gosto

1. Corte os morangos ao meio e misture às folhas de espinafre e às nozes.
2. Bata os ingredientes do molho até fazer uma emulsão, e sirva sobre a salada.
3. Rica em vitamina C, ferro, fibras e ômega 3 e 6, essa salada serve 4 porções.


Espetinhos primavera de camarão
16 camarões médios sem casca
1 pimentão vermelho em quadrados de 3 X 3 cm
1 abobrinha italiana em rodelas
Suco de um limão
1 dente de alho picado
Sal a gosto
Azeite de oliva

2 espetinhos de madeira

1. Tempere os camarões com o azeite de oliva, sal, limão e alho.
2. Deixe os espetinhos de molho na água por 30 minutos. Monte os espetinhos, alternando os camarões com os quadrados de pimentão e as rodelas de abobrinha
3. Coloque os espetinhos numa forma e regue-os com a marinada dos camarões.
4. Leve ao forno alto por 10 minutos, ou até os camarões ficarem rosados.
5. Rende 2 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu