Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sábado, agosto 08, 2009

31/07/2009 - Comida de conforto

EDIÇÃO DE 31/07/2009 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, POR LUCIANE DAUX


Comida de conforto (reprodução Gustav Klimt)
Certamente você já teve essa experiência: percebe um cheiro ou prova alguma comida que lhe remete a lembranças prazeirosas lá do passado. Essa sensação gostosa de bem estar e segurança, esse calor que inunda nossos corações é provocado pelo que os americanos chamam de comfort food (algo como comida emocional, ou comida de conforto). É a memória afetiva falando, despertada pelo olfato e o paladar. Talvez eu goste tanto de cozinhar por ter muitas memórias assim... Que tesouro! Pode ser engraçado, mas camarão com chuchu até me comove. E você, qual a sua comida de conforto? Escreva e me conte! (foto: reprodução de Mother and Child, detalhe do quadro Three Ages of Woman, de Gustav Klimt, 1905)

Olá, Joinville e região!

Que satisfação poder estar mais perto do norte do Estado, agora que nossa Cozinha de Estar passou a ser lida também em Joinville e região, onde conheci muita gente e fiz bons amigos por conta da gastronomia. Fica aberto o canal de comunicação através do email da coluna, onde são bem-vindas sugestões para a página, novidades sobre a realização de cursos, vinhos, eventos gastronômicos, segredos de forno e fogão da boa gente daí. Um abraço!

Se beber, volte de taxi
O Hotel Holz, de Joinville, está promovendo o Festival de Fondue, que vai até 29 de agosto, de quinta a sábado, das 19h até o último cliente, conta com três variações do prato, queijo, carne e chocolate. Atento à continuidade da lei 11.705, que penaliza o condutor de veículo que tenha bebido antes de dirigir, o hotel oferece a volta para casa de taxi ao cliente que avisar com meia hora de antecedência. Assim, pode-se ficar à vontade para apreciar sem restrições os vinhos escolhidos em parceria com o vinícola Neo Trentina. As reservas podem ser feitas pelo telefone (47) 3453-0735. Parabéns pela iniciativa!

Para aprender em agosto (foto Divulgação)
A Oficina Culinária Floripa preparou uma extensa agenda de cursos, de doces de festa a petit gateaux, passando pela culinária do dia-a-dia. Confira a agenda da Chef e Professora Tatiana Osório no site http://www.oficinaculinariafloripa.com.br/ ou pelo fone (48)3334-0372
Wine & Spirit nível 1, promovido pela Essen e Decanter, em parceria com a The Wine School. As aulas serão ministradas pelo especialista Eugenio Echeverria, do Chile, e são direcionadas aos apreciadores, profissionais de lojas e restaurantes, sommeliers e amantes do vinho que desejem aprofundar seus conhecimentos. Será no dia 22 de Agosto/09, das 9 às 18 horas, na Rua Hermann Blumenau, 207 – Florianópolis (Sala Essen e Decanter). Mais informações pelo telefone (48)3223-1500

Para aquecer a alma (foto DIVULGAÇÃO)
Nem só de comida nos alimentamos, mas também de afeto. Fortaleça e reforce suas relações de afeto: acarinhe seus filhos, pais, amigos e amores com gestos simples e surpreendentes, como uma caneca de chá quente não esperada, por exemplo, ou uma massagem nas mãos!
Massagem nas mãos – a gente sempre esquece delas, mas mãos são fontes de grande prazer. Passe um bom hidratante por toda a mão. Pressione, alise, afague e finalize puxando com delicadeza os dedos.
Chá de frutas secas - faça uma infusão com 1 litro de água fervente e ½ xícara de chá de maçã seca, 2 pedaços de casca de laranja, 4 damascos secos, 4 ameixas secas e um pau de canela. Deixe descansar por 30 minutos, tampado, e sirva em canecas.
Escalda-pés – numa bacia, coloque ½ xícara de chá de sal grosso, uns raminhos de alecrim, e água na temperatura de 40 a 42oC (teste a água: deve estar um pouco mais quente do que a sua mão), e ofereça esse carinho a alguém. A cada 10 minutos, mantenha a temperatura acrescentando um pouco mais de água quente.


Para colecionar
Camarão ensopado com chuchu
(foto DIVULGAÇÃO)
(Do caderno de receitas da minha mãe)
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) manteiga
1 kg de camarões médios descascados
1 kg de chuchu descascado
2 tomates picados
Sal
Farinha de mandioca a gosto
Molho de pimenta a gosto

Refogue a cebola na manteiga até dourar. Junte o alho, mexa e junte o tomate picado.
Corte o chuchu em quadradinhos ou em gomos, como preferir. Leve à panela, e refogue por 10 minutos.
Junte o camarão, salgue, mexa bem e deixe cozinhar tampado por 5 minutos. Junte 1 copo de água e deixe ferver.
Desligue, acerte o sal e o molho de pimenta, se desejar usar.
Sirva bem quente num prato de sopa, polvilhado com farinha de mandioca.


Sopa de feijão com macarrão (foto DIVULGAÇÃO)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga
5 xícaras (chá) de feijão cozido com caldo
5 xícaras de água
1 sachê de caldo de galinha em pó com baixo teor de sódio
250g de macarrão cabelo de anjo
20 tomates cereja cortados em gomos
Salsinha para salpicar

Refogue a cebola e o alho na manteiga até dourarem.
Junte o feijão cozido e deixe ferver.
Leve ao liquidificador com a água e bata até ficar bem liso. Se necessário, passe pela peneira.
Volte o caldo de feijão batido para a panela, e acrescente o caldo de galinha.
Quando ferver, junte o macarrão cabelo de anjo.
Cozinhe por 5 minutos e desligue. Deixe descansar por 15 minutos e sirva, decorado com os tomatinhos e a salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu