Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

segunda-feira, julho 27, 2009

24/07/2009 - Cozinhando com vinho

EDIÇÃO DE 24/07/2009 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, POR LUCIANE DAUX

Do vinho na taça, para o brinde, passamos para a panela, em duas receitas onde ele é ingrediente essencial. O vinho enriquece o prato, acrescenta cor, proporciona aromas surpreendentes, ligeiros ou persistentes. Desde a marinada, passando pelos molhos, e até a sobremesa, essa bebida é capaz de trazer finesse à mais simples das receitas. Os italianos sabem bem disso, vide os piemonteses. Acrescentam o Moscato d'Asti ou Asti Spumante a uma taça de frutas frescas, enquanto os toscanos molham os cantuccini (biscoitos com amêndoas) no Vin Santo.

A cozinha como espaço de desenvolvimento empresarial (foto Komcorp)
Aconteceu nesta 2ª feira, 20 de julho, o treinamento vivencial na cozinha da Casa Nova Boutique. Cinco arquitetos, parceiros da Formaplas Cozinhas, e a nossa colega de JND, Luiza Gutierrez receberam o desafio de executar o cardápio que propus. A psicóloga especialista em Gestão de Pessoas, Cristiane Ribeiro, conduziu o desdobramento da atividade, relacionando a vivência com o ambiente de trabalho. O treinamento, concebido por Cristiane e por mim, e em parceria com a Komcorp Assessoria Empresarial e Contábil, é uma ferramenta inovadora que aprimora habilidades profissionais como liderança, trabalho em equipe, delegação de atividades, planejamento, administração de tempo, administração de conflitos e criatividade.

Aulas com Edu Guedes e Olivier Anquier (foto divulgação)
Começa dia 25/07 e vai até o dia 1º/08 a 2ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Além de aulas-show com Guedes e Anquier, workshops com chefs tarimbados como Laurent Suaudeau, Claude Troisgrois e Neka Menna Barreto acontecerão entre Itapema, Porto Belo e Bombinhas nos próximos dias. Informe-se pelo site http://www.semanadegastronomia.com.br/












Para ler (foto DIVULGAÇÃO/EDITORA SENAC)
Comida e Vinho – Harmonização essencial. José Ivan Santos e José Maria Santana, SENAC Editora, 108 páginas. Comida e vinho, juntos, garantem o prazer de uma boa refeição. Mas para que esse casamento seja realmente saboroso há um segredo: a harmonização. O livro ajuda a estabelecer não regras fixas, mas um conjunto de compatibilizações possíveis e agradáveis ao prazer da boa mesa. R$ 37,90 no site http://www.americanas.com.br/


Cafezinho com o
Chef Mauro Zanusso

Formado em Gastronomia em Biella, Piemonte, aos 19 anos Zanusso ganhou o mundo aprimorando seus conhecimentos culinários, desenvolvendo a cozinha italiana na Itália, onde nasceu, e na França, Inglaterra, Rússia e India. Para Zanusso, um bom chef de cozinha não precisa ter uma especialidade, mas sim ser bom em tudo que faz. O chef comanda a cozinha do Bianco Lounge Restaurante, em Florianópolis.


Salada morna de polvo com batatas e azeitonas (foto DIVULGAÇÃO)
(Chef Mauro Zanusso)
1 polvo inteiro
600ml de vinho tinto seco
2 cenouras descascadas em rodelas
1 talo de salsão picado
2 cebolas descascadas e cortadas em 4
3 dentes de alho
2 batatas grandes
20 tomates cereja
20 azeitonas verdes sem caroço
200g de salsinha
suco com 2 limões
600ml de azeite de oliva
sal e pimenta branca a gosto

Ferver 6 litros de água o vinho, as cebolas, cenouras talo de salsão. Colocar o polvo e ferver por 45 minutos. Retirar e colocar num recipiente com água e gelo. Esfriar por 5 minutos. Limpar o polvo, tirando a pele e a cabeça. Cortar os tentáculos em rodelas de 1cm de espessura.
Colocar no liquidificador o suco de limão, sal e pimenta branca a gosto. Aos poucos acrescentar os 600ml de azeite de oliva, batendo (vinagrete).
Cozinhar as batatas em água e sal durante 8 minutos. Saltear por 2 minutos os tomates inteiros no azeite quente. Cortar as azeitonas em 3 pedaços.
Numa travessa, colocar o polvo, as batatas e o tomate, e temperar com o vinagrete de limão. Aquecer tudo no forno a 200°C, por 2 minutos. Tirar e colocar no prato para servir. Acrescentar as azeitonas e um fio de azeite de oliva.

Para colecionar
Peras em calda de vinho
(foto DIVULGAÇÃO)
Do meu caderno de receitas.

6 peras d’anjou

Calda:
750ml de vinho tinto seco
300ml de água
300 gramas de açúcar
1 canela em pau
1 anis estrelado
5 grãos de pimenta preta
1 cravo da índia

1. Leve todos os ingredientes da calda para ferver por 30 minutos. Desligue o fogo e deixe amornar.
2. Descasque as peras, mantendo o cabinho.
3. Leve as peras para cozinhar na calda morna a fria, por 15 minutos. Desligue. Transfira para um pote com tampa.
4. Deixe as peras descansarem na geladeira de um dia para o outro, imersa na calda.
5. Para apresentar, fatie cada pêra, sem soltar cada fatia do cabinho (veja foto). Coloque no prato, cubra com a calda.
6. Sirva, decorada com frutas vermelhas variadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu