Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

segunda-feira, dezembro 15, 2008

14/12/2008 - COZINHA DE ESTAR: FIM DE ANO AO SUL DO EQUADOR

Edição de 14/12/2008 - domingo - Jornal Notícias do Dia (Florianópolis/SC)

FIM DE ANO AO SUL DO EQUADOR
Nessa época, sempre penso que Papai Noel - notadamente um apreciador da boa mesa -, depois da extenuante entrega de presentes, adoraria uns dias num paraíso ao Sul da linha do Equador. Em Florianópolis, oras, por que não? Bem, já há tempos tenho deixado de lado as tradições européias à mesa, para esta época, dando lugar à frugalidade. Pratos mais leves, mais da nossa cozinha brasileira, farão bonito nestas festas de dezembro, e nas belas noites de verão. Para acompanhar, um espumante bem gelado, ou um ponche, com frutas frescas em abundância. E, quem sabe, quando vir deixar nossos presentes, Papai Noel dê uma paradinha aqui em casa para um happy hour ... (ilustração: Ivan Jerônimo)

PARA PRESENTEAR
Invenção do Chef inglês Jamie Oliver, o FLAVOUR SHAKER funciona como uma coqueteleira. Basta colocar os temperos, sacudir, e, num instante, está pronto o tempero, a marinada, ou mesmo um molho para saladas. Presente ideal para quem gosta de ter uma cozinha bem equipada. R$ 117,00 no Emporium Bocaiúva, que também sugere para o Natal caixas e cestas de vime com preço bem variado, e faz entrega sob consulta. [48] 3224-1670

Frase
“Comer bem, na companhia de amigos inteligentes, é o que há de mais civilizado; cria uma aproximação que torna a vida mais agradável, pelo aprendizado e pelo humor, e em que jamais falta respeito à individualidade.” Daniel Piza, seção Gastronomia, estadao.com.br






CAFÉ COM
o Chef RICA ALMEIDA
Ricardo já era um apaixonado pela gastronomia quando, nas férias como advogado, escolhia roteiros que lhe agregassem mais conhecimentos sobre a arte de cozinhar. Provence, Paris, Costa Amalfitana, Nova York, Buenos Aires, entre outros, serviram de inspiração para desenvolver suas habilidades, e materializar um sonho, através do Bistrô do Jardim, sucesso há 4 anos. “Para mim ainda é só o começo”, diz Rica, um perfeito anfitrião, e quem já provou das suas delícias, tem certeza disso.
Bistrô do Jardim. Largo Benjamin Constant, 663 - Florianópolis – [48] 3224-1137











SALADA DE CAMARÃO TROPICAL
(Chef Rica Almeida)
1 kg de camarões limpos
2 colheres de sopa de manteiga
½ cálice de conhaque
2 mangas cortadas em cubos pequenos
1 maço de coentro fresco
1 xícara de azeite de oliva
Suco de um limão
1 colher de sopa de mel
Sal e pimenta a gosto

1. Doure os camarões em uma frigideira com duas colheres de manteiga, até ficarem rosados. Flambe-os com meio cálice de conhaque, e reserve até estarem frios.
2. Prepare o molho a parte, juntando o azeite, o limão, o mel, o sal e a pimenta. Bata bem, até conseguir uma homogeinização.
3. Em uma vasilha coloque os camarões, a manga e o coentro, misture bem. Acrescente o molho e e misture com cuidado, para não desmanchar as mangas. Sirva gelada.
4. Opcional: cama de folhas verdes variadas, alface americana, endívias e rúcula.

SOS COZINHA DE ESTAR
Aqui, um espaço para a sua dúvida de culinária. Mande seu email para lucianedaux@hotmail.com
“Fui convocado a preparar o jantar de reveillon para um grupo de amigos este ano; sendo assim, decidi então fazer um pernil de porco ao forno. Embora tenha pesquisado algumas receitas na internet, gostaria de uma sugestão sua, bem como dos acompanhamentos também.”
Vitor Zelino da Silva, de São José/SC

PERNIL DE PORCO ASSADO
1 pernil com osso de aproximadamente 4 kg

Marinada (bata no liquidificador):250 ml de vinho branco seco
Raspas de 4 limões sicilianos
Suco de 4 limões sicilianos
200 ml de azeite
10 dentes de alho
1 cebola branca
1/2 xícara (chá) de folhas de alecrim
sal e pimenta do reino a gosto

1. Lave o pernil, retire o excesso de gordura, e perfure-o com um garfo. Coloque numa bacia e despeje sobre ele a marinada, juntando algumas folhas de louro. Deixe tomando gosto na geladeira, tapado, por 24 horas, virando de vez em quando.
2.Passe o pernil para uma assadeira, junto com a marinada, e cubra com papel alumínio.
3. Abaixe o calor do forno para médio. Asse o pernil coberto por 2,5 a 3 horas, regando sempre, até que, perfurando com uma faca bem afiada, não saia mais um líquido rosado, e sim transparente.
4. Tire o papel alumínio, asse o pernil por mais 45 minutos a uma hora, até dourar.
5. O molho da assadeira, passe pela peneira e apure em uma panela, até reduzir bem. Retire o excesso de gordura com uma colher, e sirva.

Para acompanhar você pode fazer:
1 - Um arroz temperado. Cozinhe o arroz normalmente. À parte, refogue no azeite de oliva, tudo bem picadinho: aipo, cenoura, cebola roxa. Junte ao arroz e salpique amêndoas laminadas.
2 - Uma farofa com frutas secas. Faça a farofa normal, com manteiga, deixando bem úmida. Depois acrescente, a gosto: damascos picados, passas, maçã verde, salsinha, bacon frito e esmigalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu