Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sábado, novembro 15, 2008

09/11/2008 - COZINHA DE ESTAR: NA PONTA DOS DEDOS

NA PONTA DOS DEDOS
Edição de 09/11/2008 - domingo - Jornal Notícias do Dia (Florianópolis/SC)
(fotos/divulgação)


Como podemos ter sobrevivido todos esses anos, na cozinha, sem internet? Mal me lembro do tempo em que, papel e caneta na mão, ia “bater perna” para encontrar aquela frigideira fantástica, ou o novo acessório para pelar alhos (que eu vi na casa da prima da cunhada da minha vizinha - uia, que inveja!).
Que nada! Você digita o tipo de produto que procura, num desses comparadores (http://www.jacotei.com.br/ ou http://www.bondfaro.com.br/, por exemplo), e acaba ficando até confusa, tantas são as opções e preços.
E “fazer” supermercado, então? Você faz as compras da semana e, no período marcado, litrões de refri e a fruta bem escolhida se materializam na sua porta, num clic de mágica dos entregadores, que, mais gentis, só se organizarem a sua geladeira. E – olha! - não é má idéia ...
Se o mundo ficou menor que um ovo, a internet é a sua maior aliada na cozinha. Use a praticidade, na ponta dos dedos, a seu favor. E desengavete aquela receitinha especial que, há muito, você não encontrava um tempo para fazer. Encontrou!

SERVIÇO
Na grande Florianópolis, alguns supermercados fazem delivery (entrega a domicílio), mediante uma pequena taxa, conforme o bairro. Você agenda o dia e o período de entrega, e pode pagar em dinheiro, cheque, cartão de crédito, ticket de papel ou magnético. Vale a pena conhecer o serviço. Acesse:
http://www.hippo.com.br/
http://www.angeloni.com.br/

PARA COMPRAR - Pelador de Alho Quadrifoglio – Feito em silicone. Basta você colocar um ou dois dentes de alho dentro do cilindro, e rolar sobre a bancada. A pele sai com facilidade, e as suas mãos continuam cheirosinhas. R$ 11,04 na http://popstore.vendapontocom.com.br/
(foto divulgação)






ADEGA INTERATIVA
A rede de supermercados Imperatriz lançou a ADEGA INTERATIVA, que ajuda você a harmonizar vinhos e receitas de forma muito simples. Num terminal touch-screen, você seleciona o vinho e recebe a sugestão de receita. Ou faz ao contrário: informa que receita quer fazer, e o vinho mais harmônico lhe é indicado. A receita é impressa na hora, e você já sai do supermercado com o seu jantar especial todo planejado, e comprado.







(foto divulgação)


Café na Cozinha com
CHEF VITOR GOMES

(foto – Phillippe Arruda/divulgação)
Como fã e amiga, sou suspeita para falar, mas o enorme sucesso que as suas empreitadas alcançam confirmam minha impressão. Em 2004, no auge do sucesso de uma sociedade na área de gastronomia, Vitor se desprende e vai morar na Europa, onde, entre cursos e estágios, trabalhou no renomado Lê Divellec, em Paris. Na volta ao Brasil, estagiou no D.O.M., em São Paulo. Em Florianópolis, já há mais de um ano planejava, com o sócio Luís Grassia, o “Café Riso & Etc”, aberto em outubro/08. Carta de vinhos bem selecionada e com excelente custo-benefício, a casa tem sommelier residente, Eduardo, que propõe harmonizações interessantes. Não deixe de provar os doces maravilhosos, excelente casamento com um espresso. Espaço charmoso e de bom gosto, a proposta é valorizar um ingrediente em especial, o arroz (riso, em italiano), no cardápio montado pelo Chef Vitor. Além do produto em destaque no menu, na forma de risotos, “Riso” também remete ao bom humor, às risadas e ao clima alegre que a nova casa tem, e que, cá entre nós, além de ser o clima ideal para fazer uma boa refeição, é bem como o Vitor.
Serviço:
Café Riso & Etc – Rua Bocaiúva, 2090 Centro. Florianópolis/SC Reservas: (48) 3223-8753.

CORDEIRO EM CROSTA DE ERVAS

(foto – Phillippe Arruda/divulgação)
(Chef Vitor Gomes)
12 costeletas de cordeiro
100 g de crosta de ervas
30 g de mostarda Dijon
100 ml de glacê de cordeiro
ervas para decorar

300 g de risotto de limão (para acompanhar)

1.Tempere as costeletas de cordeiro com sal, pimenta, alguns ramos de tomilho, e deixe-as marinar por 30 minutos.
2. Sele rapidamente as costeletas de todos os lados, em frigideira muito quente, até que estejam ligeiramente coradas. Retire, pincele com mostarda Dijon em uma de suas faces e empane na crosta de ervas. Leve ao forno para secar a crosta.
3. Monte o prato dispondo o risotto de limão, guarnecido pelas costeletas e regado pela glacê de cordeiro.

*Crosta de ervas (para o preparo de 500 g) – 01 pão de forma sem casca torrado, 02 dentes de alho sem o germe, 01 ramo de tomilho + 01 ramo de alecrim + 01 ramo de hortelã bem picados, uma pitada de sal e pimenta o quanto baste.
Seque as fatias do pão de forma no forno médio, até que estejam levemente torradas e crocantes. Em um processador coloque o pão, as ervas já bem picadas, o alho bem picado e processe, até que se forme uma “farofa” de cor esverdeada. Faça a correção de sal.Pode ser congelado.

COLECIONE
SPAGHETTI COM BERBIGÃO (vôngole)

(foto - divulgação)
500 g de spaghetti de sêmola cozido
250 g de berbigão com casca
500 g de berbigão limpo e cozido
½ xícara de chá de azeite de oliva
4 tomates maduros
2 dentes de alho
2 cebolas picadas
1 colher de chá de orégano
½ xícara de chá de salsa picada
1 limão

1. Coloque os berbigões com casca em uma vasilha com água e o limão espremido e reserve.
2. Corte os tomates em pedaços bem pequenos, e retire as sementes. Reserve.
3. Refogue o alho e a cebola no azeite. Assim que começar a dourar jogue os tomates picados e refogue-os até desmanchá-los.
4. Feito o molho, junte o orégano e o sal, misturando mais um pouco.
5. Junte os berbigões com e sem casca e a salsa.
6. Coloque no prato o macarrão já cozido e o molho por cima, com mais um pouco de azeite.
7. Rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu