Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 31, 2008

27/09/2008 - COZINHA DE ESTAR

COZINHA DE ESTAR é como se chama a minha página semanal, no Jornal Notícias do Dia, de Florianópolis/SC.

Edição de 27/09/2008

COZINHA DE ESTAR
Na sua casa, você tem sala de estar? Na minha, tenho cozinha de estar. Adorei esse conceito, porque ele é real no meu dia-a-dia, desde que me conheço por gente. É na cozinha onde reúno a família, recebo os amigos, faço minhas alquimias e experimento novos ingredientes. É onde me sinto à vontade, é o meu chão. Também é ali, entre panelas, mil apetrechos e vapores, que surgem essas idéias mirabolantes, que acabam se transformando nas receitas que divido com vocês. Por isso, a partir desse final de semana, me façam companhia: entrem e fiquem à vontade. Puxem um banquinho, porque é aqui que vamos nos encontrar para falar dessa arte maravilhosa que é a culinária, capaz de unir pessoas e culturas, e elevar o espírito.
Bem-vindos!
(foto: divulgação)

PARA SABER
XÔ GORDURA TRANS – Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de biscoitos do mundo? A boa notícia é que a indústria investiu, e, hoje, cerca de 65% dos biscoitos produzidos no nosso país estão livre de gorduras trans! Então confira a composição nutricional na embalagem do seu lanchinho, antes de comprar. Lembrando: a gordura trans é responsável pelo “aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL-colesterol”. Ao mesmo tempo em que provoca a “redução dos níveis de colesterol bom - HDL-colesterol” (segundo o site da ANVISA http://www.anvisa.gov.br/)

PARA LER
O QUE EINSTEIN DISSE AO SEU COZINHEIRO – Vols. 1 e 2. Editora Jorge Zahar. O químico Robert L. Wolke ensina, com uma linguagem simples e acessível, que a cozinha é um conjunto de reações químicas e físicas. Dessa forma, sabendo como acontecem os processos, aqueles que gostam de se aventurar entre as panelas têm uma compreensão mais lúdica dessa gostosa alquimia. Por exemplo: você sabe por que a cebola nos faz chorar? Vale a pena, é um livro cheio de curiosidades interessantes e úteis.
(foto: divulgação)

CAFÉ NA COZINHA
com o CHEF ANDRÉ VASCONCELOS

Paulista, mas florianopolitano de coração e fogão. Conheci o André quando ele ministrava um curso de Marketing de Ponto de Venda. Então, o que faz ele, um marqueteiro, com panelas na mão? Reza a lenda que, numa noite, em casa, em frente a “apenas” 40 amigos, para o tradicional gnocchi do dia 29, sua mulher, à beira de um ataque de nervos, disse: - “Se você gosta tanto de cozinhar, por que não abre um restaurante??” Para nosso deleite, André, muito inteligentemente, obedeceu à querida Fafá, e há 13 anos eles têm o Bistrô Muito Além do Jardim.

(foto: divulgação)
PARA COLECIONAR
SALADA SABOROSA DE FRANGO
1 peito de frango cozido e desfiado
2 talos de salsão picados
½ xícara de chá de uvas passas sem sementes
1 maçã verde em quadradinhos (com casca)
½ abacaxi em quadradinhos
½ xícara de chá de nozes picadas
1 cenoura em tirinhas

Molho:
½ xícara de chá de maionese (industrializada)
½ xícara de chá de creme de leite
sal e pimenta do reino a gosto

1 pé de alface crespa

1. Misture todos os ingredientes da salada.
2. À parte, misture bem o creme de leite e a maionese, corrigindo o sal e temperando com pimenta a gosto.
3. Junte o molho à salada, e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
4. Sirva numa travessa decorada com folhas de alface crespa.
5. Você pode acrescentar outras frutas ao seu gosto, como morango, kiwi, laranja, etc.
6. Rendimento: 6 porções.
(foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu